Quanto vale uma informação? Sem saber de que tipo ela é, fica difícil obter uma resposta objetiva. O PC de uma pequena empresa pode guardar desde as fotos da festinha de fim de ano até um projeto importantíssimo, no qual foram investidos anos de trabalho. E não é raro o backup de dados apresentar problemas na hora em que mais se precisa dele: quando um disco rígido vai para o espaço. Se o dano é causado por formatação indevida ou algum arquivo é apagado por engano, existem programas que podem resolver o problema. Mas para problemas físicos, como tombos, defeitos elétricos, ou mesmo incêndios e enchentes, o melhor caminho é recorrer a uma empresa especializada na recuperação de dados.
INFO experimentou três serviços especializados em recuperar o conteúdo de HDs detonados. Para o teste, usamos três discos rígidos idênticos. Gravamos uma seleção de 2,45 GB de arquivos em cada um, incluindo músicas, fotos, vídeos e documentos. Depois, partimos para a fase mais divertida, detoná-los. Para que os três apresentassem defeitos semelhantes, optamos por quebrar um dos chips da placa controladora com uma pancada de chave de fenda.
Serviços à prova
Selecionamos três empresas com escritório na cidade de São Paulo: Datarecover, Hospital do HD e NatDisc. Os três HDs foram entregues para a realização do diagnóstico no dia 30 de agosto, uma quinta-feira. Não houve identificação por parte da INFO. Agimos como um cliente normal para garantir que o serviço fosse prestado sem nenhum tipo de privilégio.
O Hospital do HD foi o mais ágil e o mais barato dos serviços. Levamos o disco rígido no final da tarde da quinta-feira, 30 de agosto, e, no dia seguinte, às 9 horas da manhã, ligaram para informar o orçamento de 350 reais. Às 16 horas do dia 31, já estávamos com todos os 2,45 GB de dados recuperados num DVD e o HD detonado dentro de uma embalagem de plástico para guardarmos de recordação. A Natdisc foi a segunda a nos ligar. No dia 5 de setembro, um dia antes do prazo prometido, a empresa passou o orçamento de 450 reais. Os dados foram recuperados e entregues num DVD. Essas duas empresas identificaram o chip danificado na controladora e empregaram o mesmo método de recuperação. Elas acoplaram o HD a uma controladora externa. Isso permitiu ler os dados sem desmontar o dispositivo.
Sala Limpa
Na Datarecover, o prazo do diagnóstico gratuito varia de quatro a sete dias úteis, podendo ser estendido a 14 dias, dependendo do tipo de problema. Após algumas ligações cobrando ao menos um orçamento, às 18h07 do décimo-quarto dia útil recebemos um e-mail da Datarecover com o diagnóstico: “falha microeletrônica no componente de gerenciamento do servotrack, seguida de falha mecânica e mídia com microfissuras”. O orçamento foi de 1 980 reais. A empresa pediu mais sete dias úteis para a recuperação “com probabilidade de sucesso de 98%”.
Segundo o técnico da Datarecover que nos atendeu, haveria a necessidade de abrir o HD, o que exigiria uma sala limpa classe 100 e um equipamento chamado Datarestore, que somente a empresa teria na América Latina. Como o prazo de fechamento desta edição estava vencendo, não teríamos tempo para esperar a conclusão do serviço. Optamos por retirar o HD da Datarecover. Para a devolução, a empresa exigiu mais três dias úteis. Também informou que nos cobraria 140 reais caso quiséssemos o HD montado. Optamos por receber o HD desmontado mesmo e desistimos dos 2,45 GB de dados.
INFO experimentou três serviços especializados em recuperar o conteúdo de HDs detonados. Para o teste, usamos três discos rígidos idênticos. Gravamos uma seleção de 2,45 GB de arquivos em cada um, incluindo músicas, fotos, vídeos e documentos. Depois, partimos para a fase mais divertida, detoná-los. Para que os três apresentassem defeitos semelhantes, optamos por quebrar um dos chips da placa controladora com uma pancada de chave de fenda.
Serviços à prova
Selecionamos três empresas com escritório na cidade de São Paulo: Datarecover, Hospital do HD e NatDisc. Os três HDs foram entregues para a realização do diagnóstico no dia 30 de agosto, uma quinta-feira. Não houve identificação por parte da INFO. Agimos como um cliente normal para garantir que o serviço fosse prestado sem nenhum tipo de privilégio.
O Hospital do HD foi o mais ágil e o mais barato dos serviços. Levamos o disco rígido no final da tarde da quinta-feira, 30 de agosto, e, no dia seguinte, às 9 horas da manhã, ligaram para informar o orçamento de 350 reais. Às 16 horas do dia 31, já estávamos com todos os 2,45 GB de dados recuperados num DVD e o HD detonado dentro de uma embalagem de plástico para guardarmos de recordação. A Natdisc foi a segunda a nos ligar. No dia 5 de setembro, um dia antes do prazo prometido, a empresa passou o orçamento de 450 reais. Os dados foram recuperados e entregues num DVD. Essas duas empresas identificaram o chip danificado na controladora e empregaram o mesmo método de recuperação. Elas acoplaram o HD a uma controladora externa. Isso permitiu ler os dados sem desmontar o dispositivo.
Sala Limpa
Na Datarecover, o prazo do diagnóstico gratuito varia de quatro a sete dias úteis, podendo ser estendido a 14 dias, dependendo do tipo de problema. Após algumas ligações cobrando ao menos um orçamento, às 18h07 do décimo-quarto dia útil recebemos um e-mail da Datarecover com o diagnóstico: “falha microeletrônica no componente de gerenciamento do servotrack, seguida de falha mecânica e mídia com microfissuras”. O orçamento foi de 1 980 reais. A empresa pediu mais sete dias úteis para a recuperação “com probabilidade de sucesso de 98%”.
Segundo o técnico da Datarecover que nos atendeu, haveria a necessidade de abrir o HD, o que exigiria uma sala limpa classe 100 e um equipamento chamado Datarestore, que somente a empresa teria na América Latina. Como o prazo de fechamento desta edição estava vencendo, não teríamos tempo para esperar a conclusão do serviço. Optamos por retirar o HD da Datarecover. Para a devolução, a empresa exigiu mais três dias úteis. Também informou que nos cobraria 140 reais caso quiséssemos o HD montado. Optamos por receber o HD desmontado mesmo e desistimos dos 2,45 GB de dados.
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